Blog
Innovators

O que são Real Time Payments e porque é importante considerá-los como método de pagamento no seu ecommerce cross border

Abril 16, 2025 Leituras de 2 min
RPTs se destacam por possibilitaram realizar transferências instantâneas entre contas de bancos diferentes, 24 horas por dia, 7 dias por semana
Unlimit Experts
Your payment experts
Unlimit Experts
Your payment experts

Cada vez mais, os consumidores consideram métodos de pagamento alternativos ao cartão para diferentes tipos de compra e os RTPs, ou Real Time Payments, tem se tornado uma opção preferida do público. Também conhecidos como métodos de pagamentos em tempo real, eles se destacam pela praticidade e pela possibilidade de realizar transações instantâneas entre contas de bancos diferentes, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os métodos mais conhecidos de RTP são o brasileiro Pix e o indiano UPI por terem não só revolucionado as transações entre pessoas físicas, mas também por terem se consolidado como opções populares de pagamentos em checkouts de e-commerce. 

E os RTPs não são uma opção somente ao cartão, mas também estão responsáveis por diminuir muito o uso do dinheiro em espécie. De acordo com um estudo do Banco Central do Brasil, a preferência por pagamentos em dinheiro no país caiu de 76,6% em 2019 para 40,5% em 2023, enquanto o Pix já responde por 24,9% das transações realizadas no país. Já na Índia, o uso de dinheiro em espécie também diminuiu entre sete e dez pontos percentuais nos últimos anos, acompanhando a crescente adoção do UPI, segundo o Relatório Global de Pagamentos de 2023 da McKinsey.

A ascensão dos RTPs não só transformou a forma como as pessoas realizam pagamentos locais em seus países, mas também impulsionou o ecommerce cross border já que lojistas do mundo puderam passar a oferecer esses métodos de pagamento como uma opção adicional no checkout, melhorando as taxas de conversão. Por isso, é importante considerar essa opção se for vender para outros países em que esses métodos já são populares. 

Um relatório publicado pela consultoria britânica GlobalData prevê que, até 2027, as transações em tempo real representarão 28% de todos os pagamentos globais, superando 510 bilhões de transações. Isso tem se revelado na prática com alguns outros exemplos de RTPs ao redor do mundo, como o Bizum, da Espanha, que, segundo o Banco da Espanha, já é utilizado por 36% da população para pagamentos eletrônicos, superando o uso dos cartões de crédito (32%). Já o PromptPay, da Tailândia, registrou aproximadamente 2,136 bilhões de transações em novembro de 2024, movimentando cerca de 4,395 trilhões de baht, e atualmente mais de 70% da população já utiliza esse meio de pagamento, segundo o Banco da Tailândia. Ao mesmo tempo, o mexicano SPEI pode ainda nao ter alcançado um mesmo nível de relevancia, mas crescey 30% em 2024, de acordo com dados do Banco do México (Banxico), e já é aceito como método de pagamento no e-commerce, incluindo plataformas como Mercado Livre e Amazon.

A Unlimit oferece um portfólio com milhares de métodos de pagamento e uma cobertura abrangente de RTPs, incluindo Pix (Brasil), UPI (Índia), SPEI (México), PromptPay (Tailândia), Bizum (Espanha), MB Way (Portugal), iDeal (Holanda), Tranfiya (Colômbia) e Blik (Polônia), entre outros. 

CONTINUE A LER

Inscreva-se no boletim informativo da Unlimit e receba notícias sobre próximos eventos, artigos novos e ofertas especiais

Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento. Leia nosso Aviso de Privacidade.